Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Sobre a AUDIN
Início do conteúdo da página

Sobre a AUDIN

Publicado: Sexta, 09 de Março de 2018, 08h27 | Acessos: 1107

Links relacionados:

A Universidade Federal do Pará (UFPA) foi criada pela Lei nº 3.191, de 2 de julho de 1957, sancionada pelo Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.  Já a Auditoria Interna (AUDIN), foi instituída como Unidade vinculada ao Gabinete do Reitor em 2001;  entrementes, como determina o art. 14 do Decreto nº 3.591/2000, resta ajustar o Estatuto da Instituição de modo a vinculá-la hierarquicamente ao seu órgão máximo de deliberação, o Conselho Universitário (CONSUN).

A gênese da Auditoria Interna tem como marco inicial a segunda metade dos anos de 1980 — elaboração de projeto de criação e implantação de uma Unidade de Controle Interno — em decorrência, foi instituída na Universidade Federal do Pará a Coordenadoria do Sistema de Controle Interno (CONIN), vinculada ao Gabinete do Reitor.

Em 1986, o Reitor Profº Dr. Daniel Queima Coelho de Souza, solicitou à servidora Sra. Suely Noronha Fraiha, Diretora à época do Departamento de Finanças — DEFIN, sondar na entidade profissionais dispostos a elaborar projeto de criação e implantação de uma Unidade de Controle Interno.

Destarte, por indicação da Diretora de Finanças, a Portaria nº 0278/1986-Reitoria, instituiu a Comissão com os seguintes servidores:  Idemar Rodrigues Ferreira, cargo Contador, lotado no então Departamento de Administração e Patrimônio — DEPAD, Yeda Xerfan, cargo Administrador, com experiência na área de pessoal, pois havia sido dirigente dessa Unidade Administrativa, Calcedônia Leitão Evangelista e Heloísa Maria Valente da Silva (docentes do curso de Administração do então Centro Sócio-Econômico — CSE, atualmente Instituto de Ciências Sociais Aplicadas — ICSA).

Algumas consultas foram então efetuadas a Universidades, visando buscar informações sobre o processo de criação e implantação desse órgão.  Como resultado dessas consultas, apenas a Universidade Federal de Mato Grosso respondeu possuir a Unidade de Controle Interno, a qual foi criada em 1983.  Tivemos também conhecimento que, em 1986, a Fundação Universidade de Brasília instituíra sua Unidade de Auditoria Interna.

Àquela altura ainda não havia uma definição sobre a nomenclatura mais adequada, nem sobre o papel a desempenhar, vinculação estatutária e estrutura organizacional, ensejando assim um certo conflito identitário e de concepções entre “Controle Interno” e “Auditoria Interna” - que perdurou por vários anos.

Em 1986, foi instituída na Universidade Federal do Pará a Coordenadoria do Sistema de Controle Interno (CONIN), vinculada ao Gabinete do Reitor.  Essa vinculação foi indicada pelo servidor Juraci Sá Neto, na época Chefe de Gabinete do Reitor, pois não havia uma regulamentação ao nível federal a respeito de a que instância deveriam ficar vinculadas as Unidades de Controle Interno ou Auditorias Internas;  isso somente foi estabelecido com o advento do Decreto nº 3.591/2000.

O primeiro titular da então Coordenadoria do Sistema de Controle Interno (CONIN), foi a servidora Yeda Xerfan, e o primeiro trabalho realizado foi na área de pessoal, denominado Redimensionamento da Força de Trabalho na UFPA.

Com a aposentadoria da servidora Yeda Xerfan em 1989, o Reitor, Profº Dr. Daniel Queima Coelho de Souza, nomeou Coordenador do CONIN o Professor Constantino Ribeiro Otero, através da Portaria nº 0155/1989 – Reitoria.  As docentes Calcedônia e Heloísa, em 1988, dois anos depois da criação da Coordenadoria do Sistema de Controle Interno, se desligaram do CONIN.

Com a aposentadoria do professor Constantino Ribeiro Otero em 1993, o servidor Idemar Rodrigues Ferreira, que já respondia pela Unidade nos afastamentos do titular, foi nomeado Coordenador do CONIN através da Portaria nº 2.256/1993, permanecendo na função até 2001.  A seguir, a servidora Vera de Nazaré Motta, ocupante do cargo de Contador, Portaria nº 278/2001, assume a Coordenação desta unidade, permanecendo até agosto de 2003.

Em 1 de setembro de 2003, a servidora Angela Maria Rodrigues Santos, cargo de Contador, por designação do Reitor, Profº Dr. Alex Bolonha Fiúza de Mello, Portaria nº 2.050/2003, assume a direção da unidade, e findo o segundo mandato do citado reitor, é reconduzida à função pelo Magnífico Reitor Carlos Edilson Almeida Maneschy, em 01 de setembro de 2009 (Portaria nº 2823/2009), permanecendo até início de 2019.

Em fevereiro de 2019, em função do que previa a Portaria nº 2.737, de 20 de dezembro de 2017, do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, assume a coordenação a servidora Clara de Nazaré Souza da Silva.

Através da Resolução n° 656/2008 o Conselho Universitário (CONSUN) da UFPA aprovou o primeiro Regimento Interno da sua Unidade de Auditoria Interna.  Entretanto, para cumprir o que estabelece o art. 14 do Decreto nº 3.591/2000, se faz necessário ajustar o Estatuto e o Regimento Geral da UFPA, de modo que a AUDIN seja regulamentada na estrutura organizacional da UFPA, bem como definir a sua vinculação ao CONSUN.

As ações da Auditoria Interna decorrem de Planejamento Tático-operacional, cuja construção dos Planos de Ação se dá a partir dos objetivos estratégicos contidos no Plano de Desenvolvimento Institucional — PDI-UFPA.  A síntese desses objetivos consta no Mapa Estratégico da Instituição.  Este Mapa apresenta a missão e a visão institucional, e os objetivos estratégicos divididos em 4 perspectivas, como pode ser visto no Anexo II.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página